Suco Natural ou Refrigerante! Qual o menos ruim ?



Matéria publicada na revista circulation, como também na revista médica The Lancet, em que ressalta-se que o suco de fruta natural adoçado faz tão mal quanto um copo de refrigerante também adoçado. O consumo diário dessas bebidas contribuem para o aumento crescente das doenças cardíacas e diabetes. É pura ignorância trocar o refrigerante por suco de frutas acreditando que o refrigerante não é natural. 

Não estou aqui incentivando o uso dos refrigerantes, jamais! Já sabemos o quanto o refrigerante é danoso à saúde. O que está sendo avaliado aqui é quantidade de calorias vazias contidas neles. Neste caso, o suco de frutas não é uma escolha mais saudável quando se pensa em substituição as bebidas adoçadas, tais como, refrescos de frutas, sucos de frutas, sucos de frutas de caixinha, em lata, em vidro, energéticos, etc., porque são mais calóricos comparado ao refrigerante. Só pra se ter uma ideia. Um copo de 240ml de suco de uva engarrafado, contem, 35,9g de carboidrato e 150,7 calorias, enquanto um copo com a mesma quantidade de refrigerante contem, 24g de carboidratos e 96 calorias.(Sociedade Brasileira de Diabetes, 2013).

Sabemos que a maioria das pessoas ao saborear uma bebida adoçada sempre estão comendo alguma coisa como acompanhamento, que normalmente é um outro carboidrato simples(biscoitos, bolos, pães, salgados, etc.), o que aumenta substancialmente a carga calórica, exigindo muito mais do pâncreas pra secretar insulina. Os sucos de frutas tem como adoçante a frutose que é o açúcar natural das frutas, mas que em excesso é inflamatório e prejudicial, principalmente para quem é diabético e acha que pode abusar das frutas...

O suco de fruta é uma invenção do homem moderno, não existe na natureza fruta em forma de suco ele surgiu com o advento do liquidificador. Para se obter um copo 250ml de suco de laranjas, são necessárias três laranjas e ainda se adiciona uma ou duas colheres de açúcar e joga-se fora as partes boas, como as fibras e o bagaço, como acontece também com os sucos industrializados que são mais adoçados, tem mais sal(sódio) com objetivo de fidelizar o consumidor, e isso sem levar em consideração os conservantes, benzoato de sódio e metabissulfito de sódio, aromatizante aroma sintético indêntico ao natural, estabilizante citrato de sódio.

Pesquisa realizada no Reino Unido com mais de 2.000 adultos. Os entrevistados foram convidados para olhar as imagens de recipientes de bebidas não alcoólicas com açúcar e estimar a quantidade de colheres de chá de açúcar que cada uma destas continham.
Os resultados mostraram que apesar de todas as bebidas apresentarem um teor de açúcar semelhante, os entrevistados subestimaram o teor de açúcar dos sucos de frutas em 48%, e superestimaram o de bebidas carbonatadas, como refrigerantes em 12%.
Observe o gráfico abaixo.

A comparação apresentada no artigo, é baseada apenas na quantidade de açúcar e seus efeitos maléficos a saúde, tais como, obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, hipercolesterolemia. Não foi aqui questionado os outro malefícios causados pelos refrigerantes, como já citados em outra matéria publicada no blog. O que se deve levar em consideração é que não devemos deixar de consumir a fruta in natural em favor do suco natural ou do refrigerante, devemos sempre ter em mente que não é porque o suco é mais calórico que vamos substitui-lo por refrigerante, por ser menos calórico, devemos ter o bom senso em fazer boas escolhas, mantendo o cuidado de ler as informações nutricionais das embalagens e ficar atento para a quantidade da porção diária a ser consumida e sempre procurar ajuda de um nutricionista, profissional, mais indicado pra fornecer orientações corretas, respeitando a individualidade bioquímica de cada pessoa.

Fonte: Artigo publicado online em 10 de Fevereiro de 2014
www.thelancet.com/diabetes-endocrinology
http://dx.doi.org/10.1016/S2213-8587(14)70013-0






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas em Destaque

A dieta alcalina na prevenção e tratamento da osteoporose.

  ‍ Fonte: FreeImages‍ A osteoporose é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres na pós-menopausa. É caracterizada pela ...