A nova pirâmide alimentar brasileira.

 

No 5º Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada realizado no Centro Fecomércio de Eventos em São Paulo – SP. Que aconteceu nos dias 19 e 22 de junho 2013, foi apresentado o novo modelo de pirâmide alimentar brasileira em substituição da atual. A Pesquisa de Orçamento Familiar do (IBGE), mostrou que existe uma “epidemia” de excesso de peso no Brasil. Entre 2006 e 2010, o número de homens com (IMC) índice massa corporal acima do recomendado passou de 18,5% para 50,1%. Já entre as mulheres, no mesmo período a proporção passou de 28,7% para 48%. A novidade está na inclusão de alimentos regionais como por exemplo o caju, a graviola, e as castanhas do Brasil e o estimulo a necessidade da pratica de exercícios físicos de no mínimo trinta minutos diários, e a diminuição da recomendação de calorias diárias: a atual preconizava o consumo de 2500 calorias/dia. A nova pirâmide recomenda uma ingestão de 2000 calorias/dia, o fracionamento das refeições em seis refeições diárias divididas de três em três horas. Faltou frisar a importância da recomendação diária de água.

Comer de 3/3 horas o seu corpo agradece!

Para quem quer manter o peso ter boa saúde e emagrecer, deve ter a preocupação com os horários e não exceder em mais de três horas sem se alimentar. O nosso cérebro vive de rotina e essa rotina de se alimentar a cada três horas não vai deixar você ganhar gordurinhas extras, quando a pessoa fica muito tempo sem se alimentar o cérebro interpreta que ela  está em risco iminente de passar fome e como precaução ele diminui o metabolismo corporal, ou seja, começa a economizar e a estocar energia em forma de gordura para uso futuro, pois não sabe quando irá se alimentar novamente, então é importante para o cérebro saber que vai comer a cada três horas e assim estabelecer uma rotina de alimentação.

Ao fragmentar a refeição evita-se consumir aqueles pratos exagerados em que comemos com os olhos, e não com o que realmente precisamos para aplacar a nossa fome, dessa forma vamos evitar aquela moleza após as refeições, exigindo um grande fluxo de energia de outras áreas do corpo para o processo digestório, e grande concentração de energia no estômago, causando sonolência. Também contribuirá para a perda de peso de forma saudável, perdendo gordura corporal sem perder massa magra.

O recomendado é fazer entre cinco a seis refeições ao longo de todo dia, mantendo as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) nos intervalos fazer pequenos lanches, preferencialmente compostos por frutas, castanhas sucos naturais e pães integrais e bastante líquidos. Para melhora a absorção dos nutrientes é bom fazer uma mastigação mais lenta, distante da TV, em ambiente tranquilo, não ingerir líquidos durante a refeição, trocar os doces da sobremesa por frutas, as melhores são abacaxi e mamão, pois são ricas em enzimas digestivas e assim, mantem-se à saciedade sobre controle até a próxima refeição com a manutenção da glicose sem haver picos de insulina no sangue e evita-se no futuro adquiri resistência à insulina e problemas de ordem metabólica.

.

Páginas em Destaque

A dieta alcalina na prevenção e tratamento da osteoporose.

  ‍ Fonte: FreeImages‍ A osteoporose é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres na pós-menopausa. É caracterizada pela ...