Alimentos que podem transmitir a "Doença do Gato"


Existe alimentos que devido a sua natureza protéica e forma de preparo há mais facilidade de serem contaminados pelo Toxoplasma gondii, como também por salmonela e coliformes fecais. Este protozoário pode estar presente em aves e mamíferos, como galinhas, pombos, porcos, cabras, cães e gatos, os quais são hospedeiro como o homem também. A contaminação ocorre quando as fezes desses animais contaminam o meio ambiente, e o homem quando consome carne crua ou mal passada, verduras mal lavadas e bebe água contaminada. Para não correr o risco de contrair essa doença, listo abaixo alguns alimentos com risco em potencial de contaminação e que devemos conhece-los para sabermos como nos prevenir.

1º Passo.  Ficar atento quando for comer salada verde e alimentos semi processados e frescos fora de casa, a não ser, que conheça bem o restaurante e possa confiar na procedência. Eu aconselho, se comer eventualmente fora de casa o mais seguro é evitá-los, são eles:

Saibam! Quanto mal faz os refrigerantes.


Há pessoas que não acreditam quanto prejuízo os refrigerantes podem provocar no nosso corpo, posso começar a dizer que eles começam acidificando o organismo e a partir daí abrem as portas para as doenças oportunistas. 
O refrigerante é um produto que contribui para o desequilíbrio bioquímico do corpo devido ao seu pH ácido, que é 2,5 enquanto o pH do sangue é de 7,35 a 7,45. O pH significa potencial Hidrogeniônico, que obedece a uma escala matemática logarítmica, onde o ph 2,5 para o ph 3,5 aumenta-se 10X; 3,5 para 4,5 –> 100X; 4,5 para 5,5->1000X; 5,5 para 6,5->10.000X e 6,5 para 7,5-> 100.000X, conclui-se que ao bebermos um copo de refrigerante precisamos beber 32 copos de água pura para poder voltar ao ph de 7,5, imaginem vocês, uma pessoa que bebe refrigerante todos os dias, a luta que o corpo dessa pessoa trava para equilibrar o ph novamente, bem, sobre o pH posso falar sobre ele outra postagem.

Outro ponto negativo é o alto teor de frutose que é usado para adoçar HFCS (High Frutose Corn Syrup): que é denominado xarope de milho, tem baixo custo adoça duas vez mais que o açúcar de mesa, e pasmem, vicia é ele quem dá aquela vontade de " mais um pouquinho só ". Segundo, (Johnson et al, 2010) o consumo regular desse tipo de açúcar altera os níveis da pressão arterial, que é um dos itens da síndrome metabólica, por aumentar a concentração de ácido úrico que altera e reduz o teor de óxido nítrico na luz endotelial das artérias e está relacionado a hipertensão, aumento dos níveis dos triglicérides, HDL-C e LDL-C, Homar-IR e IMC elevado em crianças.

Estamos comendo insetos sem saber.



Com o avanço das modernas técnicas de preparo de alimentos, através da engenharia de alimentos as indústrias estão cada vez mais preocupadas os lucros do que com a nossa saúde. Realmente estamos comendo insetos todos os dias sem nem se quer desconfiar, porque o brasileiro não tem hábito de ler rótulos e nem muito menos se interessa em saber o que é " vermelho 3 ou colorizante E120" e o que vem escritos nas embalagens de biscoitos e guloseima. 

A indústria é esperta, e começar a nomear os insetos e as porcarias através de códigos para não chamar a atenção do consumidor e perder vendas de produtos. Para aqueles que tem curiosidade de ler as informações nutricionais já deve ter lido pelo ao menos uma vez o nome "vermelho cochonilha". Mas o que é essa tal Cochonilha?

Páginas em Destaque

A dieta alcalina na prevenção e tratamento da osteoporose.

  ‍ Fonte: FreeImages‍ A osteoporose é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres na pós-menopausa. É caracterizada pela ...