Aprenda a identificar verduras com agrotóxicos.


Os agrotóxicos fazem parte da nossa alimentação diária. O Brasil é o país que utiliza essas substâncias, principalmente em níveis acima dos considerados seguros, quase um terço dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros apresentam resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).  Segundo a coordenadora do ambulatório de Toxicologia da UFRJ. Heloísa Pacheco, eles são responsáveis por vários problemas de saúde. “Principalmente doenças, neurológicas, endócrinas, imunológicas e hoje a questão do aparelho reprodutor, como infertilidade, diminuição do número de espermatozoides e a questão do câncer”.

A ANVISA tem um programa que se chama (PARA)Programa de análise de Resíduos de Agrotóxicos em alimentos, ele foi criado em 2001 com o objetivo de garantir que a quantidade de agrotóxicos usada na pulverização de alimentos esteja de acordo com o Limite Máximo de Resíduo (LMR). Os pesticidas foram desenvolvidos para não causar danos à saúde do consumidor. O melhor seria que não existisse agrotóxicos, mas isso é impossível nos dias de hoje, o maior problema está em quem faz a aplicação do produto, que é uma pessoa não qualificada para o serviço por ser analfabeto e não saber fazer a mistura adequadamente dentro do limite estabelecido pelo fabricante, não obedece o intervalo de tempo entre as aplicações e não tem o habito de anotar a frequência em planilhas de controle, fazendo aplicação desnecessárias e em doses acima da recomendada, as vezes usa agrotóxicos contrabandeados do Paraguai que são proibidos pela (Anvisa). 

A lavagem dos alimentos com água sanitária, vinagre, não remove os pesticidas, apenas mata os agentes microbiológicos presentes no alimento (essa higienização deve ser na proporção de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água durante 20 minutos). Existe dois tipos de agrotóxicos, os de contatos que são aplicados sobre a planta e se fixa nas folhagens, para esse tipo uma boa lavagem com água e sabão retira boa parte dos resíduos, porém, existe o agrotóxico sistêmico, que ao ser aplicado na planta irá penetrar e percorrer através da seiva da plantinha e não pode ser removido, pois passa a fazer parte da sua estrutura. O último relatório publicado pela Anvisa foi em dezembro de 2011. Até o presente momento não há previsão de um novo relatório. Agora mostro a vocês os 18 alimentos que mais receberam aplicação de agrotóxicos. O pimentão, o morango e o pepino lideram o ranking dos alimentos com o maior número de amostras contaminadas por agrotóxico, durante o ano de 2010. Como identificar?

Páginas em Destaque

A dieta alcalina na prevenção e tratamento da osteoporose.

  ‍ Fonte: FreeImages‍ A osteoporose é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres na pós-menopausa. É caracterizada pela ...