KEFIR: Bactérias do bem viver. Você conhece?


Kefir não é  remédio é um alimento originário das montanhas do Cáucaso, Tibet. e Mongólia próximo da Rússia. Esse alimento probiótico, tradicionalmente vem sendo repassado de geração em geração. O seu nome em eslavo significa"passar bem ","bem viver". A origem dos grãos, segundo os mulçumanos, foi um presente de Alá e por ter sido um presente ele não deve ser vendido, deve ser sempre conseguido por meio de doação. Há milhares de anos ele vem sendo repassado de mão em mão, mantendo essa corrente girando para não ser quebrada, conseguindo formar uma grande onda de solidariedade, através de um alimento que tem feito milhares de pessoas a ganhar mais qualidade de vida. A semente do kefir se constitui de pequenos grânulos gelatinosos semelhantes a couve flor, de forma irregular, envolvido por anel de polissacarídeos denominados de refiram, com coloração esbranquiçada(kefir do leite) e cor bege(kefir do açúcar mascavo).

O kefir está dentro da categoria dos alimentos funcionais por possuir propriedades terapêuticas. Segundo a resolução 46/23/2007 do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Leites Fermentados do Mistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, define o Kefir como, " Leite fermentado, adicionado ou não de outras substâncias alimentícias, obtida por coagulação e diminuição do pH do leite ou reconstituído, adicionado, ou não de outros produtos lácteos, cuja fermentação se realiza com cultivo de ácidos-lácteos elaborados com grãos de kefir.

Páginas em Destaque

A dieta alcalina na prevenção e tratamento da osteoporose.

  ‍ Fonte: FreeImages‍ A osteoporose é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres na pós-menopausa. É caracterizada pela ...