O Sal não é o culpado pela Pressão Alta, saiba por que!



O sal marinho integral orgânico (flor de sal do Himalaia ou sal rosa) possui 84 elementos minerais essenciais a nossa saúde e não causa hipertensão porque os minerais contido nele Deus já os colocou em  harmonia e equilíbrio entre si, diferentemente do outro sal que após o beneficiamento só resta o sódio e cloreto. Há muito tempo vocês escutam falar que o sal de cozinha é  perigoso para a saúde, sendo responsável por provocar hipertensão problemas renais e cardiovasculares levando a óbito milhares de pessoas em todo mundo, isso é verdade. Eu vou falar da diferença entre o sal marinho integral orgânico e do sal marinho refinado que encontramos em qualquer mercado. Então vamos lá. Hoje quando se fala em alimentação todo cuidado é pouco, pois tudo que é colocado a venda para o consumidor vai ter algum ingrediente que irá contribuir para o nosso adoecimento no futuro.

O nosso sal de cada dia não é sal, de sal ele tem apenas o sabor, quando ele sai da salina e chega no setor de beneficiamento da indústria ele dá o primeiro passo para deixar de ser sal e se transformar em apenas duas moléculas, uma de cloro e outra de sódio e alguns traços de minerais. Ele vai ser lavado sob a alta temperatura, e perder grande parte dos micro e macro elementos que são importantes na cristalização de enzimas e coenzimas, e perde ainda oligoelementos como, bromo, zinco, cobre, molibdênio,etc., além de cálcio natural,magnésio, enxofre, microalgas que fixam o iodo natural, e logo após passa por  uma câmara de vácuo para secagem e perde mais nutriente  nesse processo. 

E para ele ficar com aparência que hoje conhecemos, é adicionado óxido de cálcio, que nada mais é do que cal virgem que serve para ele não grudar no interior do saleiro e não formar pelotas, esse cal é muito prejudicial porque está relacionado com o surgimento de pedras nos rins e vesícula biliar, não se espante, pois ainda tem mais veneno no sal, é acrescentado o ferrocianeto e prussiato amarelo de sódio, fosfato tricálcico de alumínio, silicatos de alumínio, hidróxido de alumínio, iodato de potássio e agentes antiumectantes, dextrose como estabilizante na adição do iodo para não oxidar e não deixar ele mudar de cor(ficar roxo) e ai entra mais um aditivo o carbonato de sódio para ele ficar branquinho já é sabido que essa substância provoca danos nos rins e cálculos biliares( em ratos de laboratórios), e o  de iodeto de potássio, que é um produto muito usado em xaropes contra a tosse e seu uso prolongado deixar a glândula tireoide cada vez mais enfraquecida e desequilibrada, contribuindo muito com o aumento do numero de mulheres com hipotiróide e hipertiróide, obesidade, dificuldade para perder peso e outros distúrbios,.

Finalmente temos o sal de mesa branquinho sem umidade, soltinho, sem pelotas e sem os minerais magnésio e cálcio que impede a formação de cálculos, arteriosclerose, osteoporose. O magnésio promove a atividade das vitaminas e estimula numerosas funções metabólicas e enzimas como a fosfatase alcalina.O sal, é de extrema importância para a manutenção do equilíbrio ácido base, metabolismo intracelular e pro sistema imunológico.

Esse processo vai deixando o sal mais pobre e menos integral.  Ai então entra a multinacional pra vender o iodo e todas essas porcarias acima citadas pra ser adicionado ao sal.  Quando se vai ao médico e ele constata que você tem pressão alta, recomenda diminuir o uso do sal e usar remédios para pressão, ocorre que você vai continuar com pressão alta, porém, controlada com medicamentos pro resto da vida, isso acontece  porque 95% dos médicos desconhecem nutrição humana e muito menos conhecem o sal integral e nem sabem como substitui-lo, e o pior indica pra comprar o sal light que tem pouco sódio, mas por outro lado tem excesso de potássio ou seja, troca seis por meia dúzia, e a pessoa além de continuar com pressão alta ganha de brinde outros problemas de saúde decorrente do excesso de potássio. 

Esse sal tem metade de cloreto de sódio e a outra metade de cloreto de potássio, esse condimento não é recomendado para quem deseja emagrecer, mas apenas para àqueles que têm restrição em relação ao consumo de sódio (como indivíduos com pressão alta), não é indicado para pessoas que tem problemas sério nos rins, porque pode levar a problemas cardiovasculares. O médico que sai hoje da faculdade já está desatualizado em cerca de quatro anos, devido a velocidade com que as informações e pesquisas evoluem.

Depois de tudo isso, mesmo assim ainda temos sorte porque o nosso sal é oriundo de cabo frio-RJ., e de Mossoró-RG., ele não é extraído de jazidas de sal, conhecido como (sal gema) que é retirado de minas no interior do subsolo que normalmente estão contaminadas com agrotóxicos de lavouras através das águas das chuvas e o processo de mecanização durante a extração aumenta em 20 % com outros agentes contaminantes. No interior da terra ele sofre fortes temperatura e diferenças de pressão, por isso tem menos nutrientes e é mais pobre do que o sal marinho integral.

A flor de sal é considerado o caviar dos sais marinhos é um produto raro e caro que a algum tempo só era encontrado no exterior e em restaurantes de grife. Já podemos desfrutar dessa iguaria aqui no brasil onde podemos encontrar em alguns mercados de produtos naturais. A nossa flor de sal vem de Mossoró, que é comercializado pela Cimsal desde 2008 , a Norsal e Salinor.

Produzir a flor de sal exige cuidado todo especial. É um processo artesanal onde a água do mar corre por gravidade até tanques escavado no chão que recebe essa água salgada, e vai passando de um tanque para o outro, ficando cada vez mais concentrada com o sol forte, com a evaporação constante vai sendo formada uma fina película que se cristaliza na superfície d'água e forma a flor de sal que vai sendo recolhida com uma espécie de peneira. Os flocos são crocantes e ocos com sabor leve e menos salgado, facilmente se dissolve na boca, deve-se usar com moderação. Esse método foi desenvolvido na França, em Guérande, onde no ano de 945 monges da abadia de Landévennec criaram e um sistema de salinas de onde é extraído a flor de sal até hoje. 
Os melhores são:


Esse sal é oriundo de um extinto oceano existente no vale do Himalaia, que há milhões de anos foi banhado pelo mar, é um dos melhores por ser o mais puro e antigo.  Tem quase metade de sódio encontrado no sal comum e é muito rico em minerais.


Ele é encontrado no deserto de sal no Peru, foi formado a milhões de anos por um oceano que secou ele tem cor rosa clara.

Referências:

Não existe qualquer relação entre o sódio e a hipertensão arterial, na verdade, aqueles que comeram mais sal tiveram a pressão arterial média menor que aqueles que comiam menos sal.(Intersalt, BMJ, 1988)

"Uma dieta rica em frutas, vegetais e laticínios com pouca gordura e com baixo teor de gordura saturada e total pode substancialmente baixar a pressão arterial. Esta dieta oferece uma abordagem nutricional adicional para prevenir e tratar a hipertensão.”.( DASH-sódio, NEJM, 1997)

"Estes resultados não suportam as recomendações atuais para a redução da rotina de consumo de sódio, nem justifica conselhos para aumentar a ingestão de sal ou a diminuir sua concentração na dieta." (Nhanes I, Lancet, 1998

"Há pouca evidência de benefícios a longo prazo de reduzir a ingestão de sal." (Cochrane, 2003)

Baixa dietas de sódio levou a maiores taxas de mortalidade entre aqueles com doença cardiovascular, que "levantou dúvidas sobre a possibilidade de uma vantagem de sobrevivência que acompanha uma dieta de sódio menor." (Nhanes II, Am J Med, 2006 )

“partir deste e de outros estudos epidemiológicos concluímos ª efeito do sal na dieta sobre parâmetros clínicos cardiovasculares e mortalidade em geral dentro da faixa de consumo comumente observada nos países ocidentais, ainda não foi estabelecido”. (Rotterdam Study, Eur J Epidemiol, 2007)

Dieta de baixo sódio resulta em estado clínicos pior para as pessoas com insuficiência cardíaca congestiva, devido a doença, “renal prejudicial e efeitos neuro-hormonais.”.(Clin Sci Lond, 2008)

A quantidade de sal reduzido na dieta, não beneficia em nada a saúde de pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares.(Cochrane, 2011)

”hiponatremia leve em idosos está associada a um aumento do risco de fraturas vertebrais e de incidência de fraturas não vertebrais, mas não com a densidade mineral óssea o risco de fratura aumentado em hiponatremia também era independente de quedas recentes, apontando para um possível efeito sobre a qualidade do osso.”(Rotterdam Study, JBMR, 2011)

“pressão arterial sistólica, pressão diastólica, mas não, as mudanças ao longo do tempo alinhadas com as mudanças na excreção do sódio, mas esta associação não se traduziu em um maior risco de hipertensão arterial ou complicações de doenças cardiovasculares excreção de sódio inferior foi associado com maior mortalidade cardiovascular por doença.” (Jama, 2011) 
Imagens: Estadão.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas em Destaque

A dieta alcalina na prevenção e tratamento da osteoporose.

  ‍ Fonte: FreeImages‍ A osteoporose é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres na pós-menopausa. É caracterizada pela ...