Não deixe que alguns alimentos atrapalhe a sua dieta



Quem está de dieta sabe que não é nada fácil colocar em prática sua nova rotina alimentar, vai depender de muita força de vontade, que logo o resultado aparece, deve ser persistente, dedicada e ter disciplina. Acontece que no meio do caminho tem uma pedra e  devemos ter jogo de cintura pra saber que o melhor é desviar do que tentar removê-la do caminho, senão a sua dieta não tem sucesso e por outro  lado não saberemos identificar o por que de não conseguir atingir o resultado esperado. 

A alimentação saudável quase sempre pode nos enganar com algumas pegadinhas, pois eu aconselho sempre ficar de olho nos rótulos de informações nutricionais. Por exemplo, a barrinha de cereal que a principio parece ser saudável, poderá enganar aquela pessoa menos atenta, então, vejam só, nem sempre o principal ingrediente é o cereal, fonte de fibras, mas é só continuar lendo que veremos na maioria das barrinhas que o primeiro componente dela normalmente é xarope de glicose e/ ou xarope de milho que nada mais é do a perigosa frutose. Então lá vai! Existe alguns alimentos que não são adequados para quem faz educação alimentar, eles atrapalham você a atingir o seu objetivo gerando uma frustração e logo desistindo de alcançar  a meta.
Querem saber quem são eles?

. O Refrigerante , vocês que desejam ter uma vida mais saudável, não devem pensar duas vezes em retirar da suas vidas esse veneno e principalmente quem está seguindo uma reeducação alimentar (Dieta), como também pelos motivos que já citei em uma postagem anterior sobre refrigerantes, veja o link de cor azul. Ele é o vilão da dieta, ou seja, grande parte das pessoas que não consegue perder peso é devido ao consumo de refrigerantes, sejam normais, diet ou zero e ainda tem o agravante dos adoçantes artificiais, que aumenta absorção de calorias, são ricos em sódio e aumenta a vontade de comer doces,eleva os níveis de insulina e induz a obesidade. Há inclusive, estudos não conclusivos relacionando os adoçantes ao risco de câncer e obesidade.
. Sucos de frutas em  caixinhas e garrafas, não se deixem enganar meus amigos, pois eles não passam de água açucaradas com sabor de fruta e muita caloria vazia, pouco diferente dos sucos em pó, que de natural não tem nada, tem muita porcaria que fará você a ter menos saúde a cada dia. A mídia  induz você a pensar que é natural. Os sucos naturais de frutas quando coados devem ser consumidos com cautela porque são muito calóricos devido a adição de açúcar, eleva os níveis de insulina, que leva ao acúmulo de células adiposas.
3º. Águas com sabor. As famosas águas com sabor possuem muito açúcar , aditivos químicos, acidulante, corantes, sabor artificial que só sobrecarregam o fígado e não hidratam, são prejudiciais. Nada substitui a nossa boa e natural água potável, insipida inodora sem cor e sem sabor. E prestem muita atenção as águas engarrafada em pet, pois passam para a agua substancia cancerígena, o" bisfenol" presente nas embalagens  plásticas que durante o transporte em caminhões estão expostos aos raios solares e ao calor excessivo, quando transportadas em caminhões de outros estados, devemos escolher as águas engarrafadas de regiões próximas a nós. 
. Açúcar, o nosso maior inimigo.
O açúcar é traiçoeiro e está camuflado em tudo que possamos imaginar desde os produtos de panificação até nos molhos industrializados, segundo o pediatra americano Robert Lustig, que diz," que o consumo de açúcar é pior do que a gordura no que se refere à epidemia mundial de obesidade, raciocínio oposto ao que é defendido nos dias de hoje o que vem causando grande burburinho quando ele compara o açúcar as drogas, cocaína e heroína, por ser tóxico e viciante".
5º. Açaí. É um excelente fonte de nutrientes e grande fonte de energia, deve-se ter cuidado com a quantidade de calorias dele, uma porção de 100 gramas tem cerca de 250 calorias. E como tem pessoas que adoram os complementos na hora de consumir como granola, banana e leite condensado,  deixam esse alimento hipercalórico. O ideal é consumir o açaí puro sem complementos de preferência em porções pequenas.
6º. Molhos para salada e queijos. Fique distante dos molhos de salada e os queijos de sua dieta, pois estes molhos e queijos amarelos, não se deixe enganar com os queijos brancos, tipos queixo minas, que também é calórico de dever ser consumido com cuidado.Trocar o queixos por antepasto de berinjela, grão de bico é uma sugestão mais saudável. Prefira sempre uma salada de folhas verdes o mais natural possível com apenas azeite, limão e ervas finas.
7º. Granola É recomendado o consumo de apenas 25 gramas por dia, porque tem xarope de glicose, mel de abelha, melado, ambos rico em frutose, frutas secas, nozes e castanhas. Caso tenha que escolher, prefira ingerir granola no café da manhã. uma porção de  100 g de granola tem 421 calorias. Só comparando, 1 pãozinho francês tem, em média, 140 calorias.
8º. Barras de Cereais. Fácil e prática ela está quase sempre perto de quem está de dieta e de pessoas que não tem tempo de se alimentar direito, cuidado com as que possuem cobertura de chocolate, pois são ricas  xarope de glicose e xarope de milho(frutose) costumam ser as mais calóricas. O seu consumo deve ser com moderação, apenas 1 unidade por vez em um dos lanches da dieta, geralmente elas contém em média 100 calorias, principalmente as que possuem cobertura de chocolate, portanto deve ser consumida com moderação.
Após ler essas dicas nutricionais, observe e veja se algum desses alimentos faz parte do seu plano alimentar e pode estar prejudicado sua dieta. Se sua resposta for sim, avalie e comece novamente, não desamine, siga em frente, tenha disciplina, dedicação e seu objetivo será alcançado, e não esqueça de praticar exercício físico.

Obs. É muito importante antes de iniciar algo novo estarmos com a alta estima alta, sem ansiedade, porque ela pode prejudicar o seu objetivo, a ansiedade leva a insônia,  que por sua fez vai lhe deixar acordada, seu corpo vai exigir calorias extras, vai atrapalhar a produção de alguns hormônios, irá alterar o humor, libido, raciocínio e vai acumular gordura, tudo isso levará você a ter sentimentos de frustração, ódio, raiva, tristeza. Pra compensar, nós procuramos uma válvula de escape, uma fuga, algo que nos dê prazer, que são os doces(calóricos), os gordurosos, como o chocolate,  o mesmo desejo de consumir massas e frituras, podem estar relacionada com uma carência afetiva, por isso são consumidos nos momentos em que estamos nos sentindo pouco valorizados e menos queridos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas em Destaque

A dieta alcalina na prevenção e tratamento da osteoporose.

  ‍ Fonte: FreeImages‍ A osteoporose é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres na pós-menopausa. É caracterizada pela ...