Você usa Suplemento de Colágeno? Saiba mais sobre ele.



Foi criado em São Paulo o primeiro banco para guardar as células(fibroblastos) que fabricam o colágeno, a proteína que dá firmeza à pele. É extraído pequenos fragmentos da pele que serão armazenados em recipientes com nitrogênio líquido, onde são mantidas a 196 graus negativos quando for preciso, é só resgatar e usar para ajudar a apagar rugas e sulcos faciais. 

O colágeno ainda continua sendo a promessa de uma pele mais saudável e viçosa. Muito usado pela indústria de cosméticos em cremes, cápsulas e suplementos por pessoas que buscam melhorar a aparência. O colágeno é importante para a formação de ossos cartilagens elasticidade e sustentação da pele. Ele é uma proteína formada por três cadeias estruturais que forma um conjunto de uma tripla hélice, composta pelos aminoacidos glicina, alanina, prolina e hidroxiprolina e requer a presença da vitamina C  para a hidrólise, não é à toa que a feijoada é rica em miúdos de porco, orelhas, joelhos, rabos, couro e etc., todos rico em colágeno e no final é acompanhado com laranja(vitamina c).(sabedoria popular). Ele representa cerca de 30% de toda proteína produzida pelo nosso corpo, a partir dos 30 anos começa a entrar em declínio com aproximadamente  de perda anual. É extraído do tutano do osso, cartilagem e couro de bovinos. 

O colágeno e a elastina são substâncias que fazem parte da matriz extracelular e são produzidos pelos fibroblastos que são células que compõem o tecido conjuntivo e sintetizam também colágeno tipo I e III que são chamadas de moléculas precursoras conhecidas como procolágeno(MORISCOT et al., 2004).
No comércio é encontrado na forma hidrolisada(peptídeos de colágeno: fragmentos de proteínas), é melhor absorvido, sendo muito indicado por dermatologistas. Mas, meus amigos hoje convivemos com a política do adoecimento e do consumismos propagado pelas grandes marcas com objetivo de aumentar os seus lucros através da mídia. Sendo assim, meu papel como profissional da saúde é esclarecer e informá-los para que não sejam enganados por propaganda enganosa.

Então, se você acha e acredita que ingerindo suplementos de colágeno você vai reduzir suas rugas e aumentar as reservas dele no seu corpo, ledo engano, você está apenas se iludindo e jogando dinheiro fora, pois, quando se ingere colágeno ele não vai mais continuar sendo colágeno até chegar na sua pele, obrigatoriamente deve ser digerido e absorvido  como qualquer outro alimento passando por todo processo de digestão, vai sofrer a ação das enzimas digestivas e deixa de ser colágeno, pois irá se transformar em pedaços menores os (aminoácidos) para ser absorvidos no intestino delgado, e logo em seguida o corpo é quem vai destinar qual o melhor caminho que ele deve seguir, levando em consideração a necessidade atual do corpo, sendo talvez destinado a suprir ou compor uma outra estrutura molecular que possa talvez não ser a pele. 

Os cremes a base de colágeno é outra ilusão pois a pele não consegue absorve-lo devido a estrutura química dele ser muito grande e não consegue penetrar totalmente na pele através dos poros. O colágeno deve ser formado de dentro pra fora do corpo e jamais entrar de fora pra dentro como colágeno.  Então, o que seria necessário para aumentarmos  nossa produção de colágeno e outras proteínas?
A princípio ter uma alimentação equilibrada em macro e micro nutrientes(proteína, carboidratos, e gorduras, vitaminas e minerais) manter uma boa proporção de alimentos proteicos  gorduras saudáveis, carboidratos de baixo índice glicêmicos e frutas e verduras ricas em antioxidantes e saber identificar esses alimentos através das variações de suas cores, incrementando a ação de proteção do corpo, hidratação adequada, praticar atividade física constante e manter o perfil hormonal equilibrado entre testosterona, estrogênios, hormônios tireoidianos, gh, dentre outros. 

É Importante abolir da sua rotina, refrigerantes, cigarro, álcool, produtos de panificação, gordura trans, frituras, lactose, caseína, glúten, reduzir o consumo de açúcares, principalmente a frutose, adoçantes do agave, sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame. Procurar diminuir os níveis de estresse através de meditação, orações e prática de relaxamento. Só se deve recorrer a suplementação com ajuda de profissional que fará avaliação individualizada, porque a comida que faz bem pra uma pessoa, poderá ser um veneno pra outra, portanto, é necessário procurar orientação com nutricionista ou médico (de preferência um nutrólogo ou ortomolecular) porque os demais não entende de nutrição, eles não chegam a estudar sequer um mês sobre nutrição humana durante o curso de graduação, essa é uma verdade que precisa ser citada. Para que ficou interessado sobre o assunto, . link abaixo
fonte:  <http://www.istoe.com.br/reportagens/265385_MAIS+PERTO+DA+BELEZA+ETERNA>Mônica Tarantino.
 <http://bionetic.com.br/tecido-conjuntivo>





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas em Destaque

A dieta alcalina na prevenção e tratamento da osteoporose.

  ‍ Fonte: FreeImages‍ A osteoporose é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres na pós-menopausa. É caracterizada pela ...