Tem-se falado muito nos benefícios e propriedades do chá verde (Camélia sinenses) como
antioxidante natural, anti-inflamatório e anticancerígenos, devido a presença de polifenois, catequinas, quercetina, (EGCG) epigalato-catequina-galato.
Porem, para algumas pessoas o chá verde é de fato nocivo. Agora vou explicar o que você realmente precisa saber, antes de consumir alimentos da moda quando a mídia enfatiza muito suas qualidades.
É preciso ter cuidado e sempre consultar um nutricionista antes de consumir certos alimentos, tais como chá verde, gogi berry, café, etc.
Como surge uma doença autoimune?
O nosso corpo tem defesas naturais pra combater qualquer tipo de invasor. O nosso sistema imunológico é composto de células de defesas (cel. brancas), que se dividem em cinco tipos, sendo um deles os linfócitos que se dividem em células T e B.
As células T possuem uma subdivisão: células T auxiliares reguladoras, citotóxicas e células T supressoras.
Na prática o sistema imunológico funciona da seguinte forma. Quando ocorre uma lesão, como exemplo um machucado na pele, as primeiras células de defesas que são atraídas para o local são os macrófagos, são os “seguranças” do corpo que iniciam o primeiro ataque ao invasor, enquanto aguarda a chegada dos “soldados” mais capacitados, que são as células T help auxiliares, que por sua vez chamam as células T citotóxicas e as células NK(Natural Kiler), que são células mais fortes que matam bactérias mais resistentes, após mata-las elas ativam as células T supressoras para concluir o ataque e fazer a faxina.
Quando o invasor é uma bactéria mais resistente para as células T ou se tá difícil para eliminar o invasor, quando se trata de um vírus, entram em ação as células B que se juntam na luta, pois elas produzem anticorpos específicos para aquele invasor, e com base nas informações das células T help elas passam todas as características do invasor, po exemplo. (individuo de chapéu vermelho e short preto) então as células B, criam um anticorpo para que todo sistema imunológico possa identificar e eliminar mais rápido o intruso facilitando o trabalho das células NK e células citotóxicas.
O que realmente se precisa saber e entender é que: O primeiro sinal de invasão das células T gera uma resposta chamada "resposta Th1”. A segunda “resposta” gerada pelas células B é da formação de anticorpos que é uma “resposta” Th2.
Então preste atenção.
Em um corpo saudável, existe um equilíbrio entre as células do sistema imunológico, linfócitos, Th1(células T) e Th2(células B) que é o esperado para um corpo sã.
Quando consumimos determinado tipo de alimento, esse alimento irá restaurar o equilíbrio ideal ou deixa-lo ainda mais desajustado.
Quando há uma doença autoimune instalada, o sistema imunológico não consegue diferenciar o seu próprio tecido do tecido do agressor e começa atacar um determinado órgão, tem-se ai uma resposta positiva de células T e células B supressoras (Th1 dominante) ou o contrário (Th2 dominante).
Doenças autoimune com dominância Th1 onde o chá verde poderá trazer algum benefício.
Psoríase
Diabetes tipo 1
Osteoartrite
Esclerose múltipla
Osteoartrite
Esclerose múltipla
Doença de Crohn
Artrite reumatoide(EGCG)
Helicobacter pylori induzida úlcera péptica.
Doença de Hashimoto, doença de Graves (tireoidite).
Abaixo segue lista com alguns diferentes compostos que estimulam a produção deTh1.
Chlorella
Astrágalo
Echinacea
Ashwaganda
Beta-sitosterol
Panax ginseng
Raiz de alcaçuz
Extrato de semente de uva
Cogumelos (Maitake, Reishi, Shiitake).
No caso do chá verde ele ponderar aumentar as células B(Th2) podendo ser algo ruim. Se de repente você tem uma doença autoimune, não será interessante usar o chá verde porque seu corpo já tem muitas células B, agravando ainda mais os sintomas físicos.
Se você se identifica com alguma dessas doenças fique longe do chá verde. Há outras variações da Camélia sinensis, que diferem do chá verde tradicional devido à forma de cultivo, colheita e preparo, onde se obtém variações nas concentrações dos princípios ativos, são eles: chá preto, vermelho, branco, Oolong, matcha, banchá.
Abaixo algumas doenças que possivelmente o chá verde possa estimular a produção de células Th2(células B).
Abaixo algumas doenças que possivelmente o chá verde possa estimular a produção de células Th2(células B).
Asma,
Câncer
Alergias
Sinusite
Infecções virais
Colite ulcerativa
Helmintos (vermes)
Hepatite B e C(Th1 e Th2)
Lúpus eritematoso sistêmico
Há outros nutrientes que estimulam o Th2 e que seria interessante se manter longe deles, como o resveratrol, encontrado nas uvas e no vinho tinto, o açafrão encontrado em alguns temperos, chá verde, pycnogenol, genisteína e quercetina.
Mas por outro lado se você tem uma doença autoimune inerente a um órgão específico, onde existe uma expressiva contagem de células T, os compostos do chá verde, mais precisamente o epigalato-catequina-galato, vai contribuir para uma significativa melhora. (Mas é bom ficar de olho em alguns alimentos que tem substâncias que estimulam o aumento das células T, neste caso é aconselhável evita-los, são eles: cogumelos, Maitake, Reishi, Shiitake) ou suplementos como Echinacea e Ginseng.
O chá verde, já sabemos e as pesquisas demonstram que tem muitos benefícios, mas não pra qualquer pessoa, se você não tem nenhum problema de saúde já descrito aqui, use o chá verde com moderação, assim como qualquer alimento.
E entenda que somos pessoas únicas, com diferentes necessidades e o alimento que faz bem pra alguém pode ser danoso para outrem. Vários alimentos têm nutrientes importantes pra saúde, mas não se pode globaliza-los. Deve-se sempre respeitar a individualidade bioquímica de cada ser.
Referências.
1.Differential Involvement of Thl and Th2 Cytokines in Autoimmune Diseases 1996, Vol. 24, No. 1 , Pages 25-33, Guido Kromer, François Hirsch, aana González-Garcia, and Carlos Martínez-A.
2.Concept of Type-1 and Type-2 Helper T Cells and Their Cytokines in Humans 1998, Vol. 16, No. 3-4 , Pages 427-455, Gianfranco Del Prete Faculty of Medicine, University of Florence, Florence, Italy.
3.Yu et al.Tea consumption and the risk of five major cancers: a dose –response meta-analysis of prospective studies BMC cancer 2014,14:197 Metanalise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário