Artocarpus communiso(Fruta Pão), usada como preventivo contra câncer de pele.


Artocarpus communis, é uma planta originária da polinésia(oceano pacífico), e muito conhecida pelos nordestinos como fruta-pão. A sua polpa é rica em carboidratos, água, vit. B1, B2, C, cálcio, fósforo, ferro e tem baixo teor de gorduras.
Segundo o artigo publicado em 25 de agosto 2013 na revista Molecular Nutrition & Food Research(Nutrição molecular e pesquisa alimentar), essa planta é rica em flavonóides( pigmentos vegetais de cores azul, azul avermelhado e violeta) que são compostos bioativos do grupo de polifenóis tem propriedades antioxidante, anti-inflamatório, são limpadores de radicais livres e  quelador de íons metálicos, que protege os tecidos contra radicais livres de oxigênio e peroxidação de lipídeos.
Encontrado em grandes quantidades em alguns alimentos como as frutas cítricas, legumes, verduras e também no café e no chá. 

A pesquisa foi feita em ratos com uso do fruto e das folhas, demonstrando efeito anti-inflamatório no tumor de pele, tendo diminuída a intensidade da infiltração de leucócitos na pele dorsal dos ratos e edema cutâneo o que a principio pareceu ser mediada pela inibição de genes pró-inflamatórios(mediadores pro-inflamatórios(TNF-α, IL-1β, e prostaglandina). 
O uso tópico diminuiu o volume e malignidade do tumor, o que pode estar diretamente relacionada com a supressão do fator nuclear kappa B ativador de redes de sinalização de proteínas. Os resultados demonstraram que o extrato da fruta é ricos em flavonóides que pode exercer a atividade anti-inflamatória potente através da modulação da COX-2 em tecidos da pele e tumor.

O uso popular.- Raiz:  antidiarréica, cozida é usada contra reumatismo, beribéri.  - Flores novas (frescas): são emolientes e base de conserva acídula e comestível; - Polpa do fruto: reduzida a pasta quente é supurativo para tumores e furúnculos; - Sementes: são tônico para estômago e rins; – Látex(leite): usado como cicatrizante de feridas. Adptado de: www.arara.fr/BBFRUTAPAO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas em Destaque

A dieta alcalina na prevenção e tratamento da osteoporose.

  ‍ Fonte: FreeImages‍ A osteoporose é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres na pós-menopausa. É caracterizada pela ...