Alimentos que podem transmitir a "Doença do Gato"


Existe alimentos que devido a sua natureza protéica e forma de preparo há mais facilidade de serem contaminados pelo Toxoplasma gondii, como também por salmonela e coliformes fecais. Este protozoário pode estar presente em aves e mamíferos, como galinhas, pombos, porcos, cabras, cães e gatos, os quais são hospedeiro como o homem também. A contaminação ocorre quando as fezes desses animais contaminam o meio ambiente, e o homem quando consome carne crua ou mal passada, verduras mal lavadas e bebe água contaminada. Para não correr o risco de contrair essa doença, listo abaixo alguns alimentos com risco em potencial de contaminação e que devemos conhece-los para sabermos como nos prevenir.

1º Passo.  Ficar atento quando for comer salada verde e alimentos semi processados e frescos fora de casa, a não ser, que conheça bem o restaurante e possa confiar na procedência. Eu aconselho, se comer eventualmente fora de casa o mais seguro é evitá-los, são eles:

1. Ovo e maionese caseira,
2. Peixe cru, mal passado, sushi, sashimi, peixes mal passados,
3. Carne crua, mal passada, com molho tártaro ou como carpaccio,
4. Carnes defumadas não cozidas, como bacon, presunto, mortadela,
5. Bife de fígado, patê de fígado, patê de sardinha,
6. Leite de vaca, cabra ou de ovelha,
7. Queijos e iogurtes não pasteurizados,
8. Frutas, legumes e verduras que não tenham sido bem lavadas.

O risco maior está para as mulheres grávidas que devem evitar esses alimentos ou prepará-los  com mais atenção, quanto ao cozimento. Ter sempre o cuidado para não pisar em areia de parques e jardins por ser local preferidos de cães e gatos para defecar. O simples contato com cães e gatos não transmite essa doença porque o protozoário para se desenvolver precisa ser ingerido na forma de oocistos(ovos).
A toxoplasmose é uma doença infecciosa que é transmitida da mãe para o bebê através da placenta e provocar alterações graves ao feto, podendo até levar ao aborto, se a criança vier a nascer sofrerá de problemas neurológicos, convulsões, retardo mental grave e cegueira. Não é transmissível de adulto para adulto e quando acontece é por transfusão de sangue e transplante de órgãos.  A cura se dá por meio de tratamento com antibióticos. Essa doença e conhecida como "a doença do gato".

2º Passo. Prevenção:
Cozimento adequado dos alimentos: os cistos morrem se a carne for inteiramente submetida a uma temperatura de 65ºC e mantida nessa temperatura durante 4 a 5 minutos;
Lavar sempre as mãos antes de se alimentar;
Usar sempre que houver a necessidade de se trabalhar com terra ou areia, pois podem estar contaminadas com fezes de gatos;
As fezes dos gatos e o material de forração de seus leitos devem ser eliminados diariamente, antes que os oocistos tenham tempo de esporular;
Lavar sempre com água e sabão os utensílios e equipamentos que entram em contato com carne;
Manter boa higiene e lavar as mãos depois de manipular alimentos crus;
Combater vetores mecânicos (insetos, principalmente baratas), pois eles também são responsáveis pela contaminação de produtos de origem animal e vegetal.




Um comentário:

  1. Muito bom esse artigo, pois ajudará e muito as grávidas de primeira viagem e as pessoa que convivem com animais em casa.

    ResponderExcluir

Páginas em Destaque

A dieta alcalina na prevenção e tratamento da osteoporose.

  ‍ Fonte: FreeImages‍ A osteoporose é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres na pós-menopausa. É caracterizada pela ...