Estamos comendo insetos sem saber.



Com o avanço das modernas técnicas de preparo de alimentos, através da engenharia de alimentos as indústrias estão cada vez mais preocupadas os lucros do que com a nossa saúde. Realmente estamos comendo insetos todos os dias sem nem se quer desconfiar, porque o brasileiro não tem hábito de ler rótulos e nem muito menos se interessa em saber o que é " vermelho 3 ou colorizante E120" e o que vem escritos nas embalagens de biscoitos e guloseima. 

A indústria é esperta, e começar a nomear os insetos e as porcarias através de códigos para não chamar a atenção do consumidor e perder vendas de produtos. Para aqueles que tem curiosidade de ler as informações nutricionais já deve ter lido pelo ao menos uma vez o nome "vermelho cochonilha". Mas o que é essa tal Cochonilha?
A cochonilha é um inseto originário do México de nome cientifico Dactylopius coccus, é uma praga que infesta as plantações de cacto Opuntia coccinellifera, são minúsculos besouros que formam colônias nas plantas. Algum idiota teve a ideia de usar esses insetos pra fabricar o corante vermelho, como se na natureza só existisse esse único recurso pra produzir de forma rápida e baixo custo o tal corante vermelho. O processo de produção em massa desse corante já está espalhado por todo planeta inclusive no Brasil.

A única forma do consumidor combater essa prática é começar a se informar e aprender a ler as informações nutricionais das embalagens, identificar quais são essas marcas, e retirar esses produtos que contêm corantes da dieta das crianças, caso contrário, você vai gastar dinheiro com médicos e remédios. Os problemas de saúde começam a surgir após o uso prolongado e logo começa aparecer, asma, bronquite, tosse, rinites, eczemas, alergias, hiperatividade, falta de concentração. O ideal é suspender o uso desses alimentos assim que surgir algum desses sinais e procurar sempre produtos que não utilize essas substâncias nocivas, edulcorantes, flavorizantes, e dá preferência aqueles que usam cúrcuma, extrato de beterraba, urucum(colorau), páprica, clorofila, etc.
Alguns exemplos:

E 102 - Tartarazina (C. I. 19 140); corante amarelo de natureza azóica, obtido por síntese, afim das anilinas; certas pessoas particularmente sensíveis, nomeadamente as asmáticas e as intolerantes à aspirina, são afetadas pelos corantes azóicos, apresentando manifestações de urticária, rinites, alterações da visão e problemas respiratórios; outro grupo susceptível a estes corantes é o das crianças com a síndroma de hiperatividade, que sofrem frequentemente de eczemas e asma.

E 104 - Amarelo de quinoleína (C. I. 47 005); corante amarelo-baço a amarelo-esverdeado do tipo «alcatrão de carvão», obtido por processos sintéticos, capaz de produzir reações alérgicas semelhantes às referidas para o E 102.

E 110 - Amarelo-sol FCF (C. I. 15 985) ou amarelo alaranjado S; corante amarelo azóico, obtido por síntese; pode produzir reações alérgicas semelhantes às referidas para o E 102.

E 120 - Cochonilha, ácido carmínico e carminas (C. I. 75 470); corante vermelho que é um glicosídeo fenólico presente nos ovos e tecidos gordos da fêmea de uma cochonilha ; o corpo seco da cochonilha contém c. 10% do princípio corante, o ácido carmínico; as carminas são os complexos insolúveis do ácido com metais alcalino-terrosos e metais pesados (p. ex., zinco); pode induzir reações alérgicas em pessoas sensíveis.

E 122 - Azorubina ou carmosina (C. I. 14 720); corante vermelho de natureza azóica, produzido por síntese, pode produzir reações alérgicas semelhantes às referidas para o E 102.

E 123 - Amarante (C. I. 16 185); corante vermelho de natureza azóica, produzido por síntese; pode produzir reações alérgicas semelhantes às referidas para o E 102.

E 124 - Ponceau 4 R (C. I. 16 255) ou vermelho cochonilha A; corante vermelho de natureza azóica, produzido por síntese; pode produzir reações alérgicas semelhantes às referidas para o E 102.

E 127 - Eritrosina (C. I. 45 430); corante vermelho do tipo «alcatrão de carvão», obtido por processos sintéticos; pode produzir fototoxicidade (sensibilidade à luz) e reações alérgicas semelhantes às referidas para o E 102.

Fonte: Hyperactive Children's Support Group




Um comentário:

  1. Muito Obrigado pelo Aviso! Não se encontra o que quero na net, somente aqui.

    ResponderExcluir

Páginas em Destaque

A dieta alcalina na prevenção e tratamento da osteoporose.

  ‍ Fonte: FreeImages‍ A osteoporose é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres na pós-menopausa. É caracterizada pela ...