Tapioca alimento tradicional da região norte nordeste é derivado da mandioca ou macaxeira para os nordestinos. É um carboidrato constituído basicamente de amido e por isso em 100g contém140 calorias. Tem quantidades mínimas de proteínas e não tem gorduras. É fonte de saponinas que regulam o colesterol e pode ser usada como coadjuvante no combate a obesidade. Possui na sua composição fibras que regulam a entrada de glicose no sangue dando mais saciedade, como também é um bom regulador intestinal.
Ela promove a sensação de bem estar exatamente porque regula os níveis de serotonina que funcionam como neurotransmissor cerebral e consequentemente, combate o estresse que aumenta o cortisol(hormônio do estresse), sendo pro-inflamatório e lipogênico ou seja, induz o corpo acumular gordura principalmente na área dos quadris e cintura.
Possui vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio e manganês que melhora o funcionamento mental, bem como ajuda na digestão e absorção dos alimentos.
Essa tapioca funcional tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatória e é rica em proteínas vindas do amaranto e da semente de chia, tem adicionada a ela as propriedades da beterraba que dentre outras previne a hipertensão.
É fácil e prática de fazer é só hidratar o polvilho com suco de meia beterraba, e deixe descansar de um dia para outro na geladeira, em seguida, retira-se o excedente de água e o polvilho ficará depositado no fundo da vasilha. Agora é só cobrir com um pano e levar a geladeira por 2 horas, depois é só esfarelar e peneirar.
No café da manhã substitui o pãozinho em grande estilo, pois é só escolher o recheio que atenda o seu plano alimentar. Não tem glúten, sendo interessante as pessoas portadoras de doença celíaca.
Deve-se ter cuidado para não comer em excesso, pois vai ter ganho de peso. Ideal para os marombeiros por ter índice glicêmico alto e poder ser usada como um alimento do pós treino, que fornece energia mais rápido para o corpo. Detalhe, ela deve ser consumida com recheio doce, geleias, mel, goiabada etc. No pré-treino deve ser consumida com fibras.
Beterraba: A betalaína é a substância que confere a cor arroxeada e vermelho intenso, é um pigmento rico em vitamina A, antioxidante natural que atua contra o envelhecimento celular e reduz o risco de alguns tipos de câncer e baixa a pressão arterial
. Tem boa concentração de nitrito e nitrato que após ingerido o corpo converte em oxido nítrico( vaso dilatador) muito importante para os praticantes de musculação que potencializa o aproveitamento dos nutrientes pelo músculo, sendo uma boa fonte de energia.
Outra idéia, é poder adicionar ou variar com outros ingredientes e adicionando novas cores, por exemplo usar o suco de cenoura(carotenóides), ou o pó de uva, cacau, açafrão, enriquecendo a mistura.
Outra idéia, é poder adicionar ou variar com outros ingredientes e adicionando novas cores, por exemplo usar o suco de cenoura(carotenóides), ou o pó de uva, cacau, açafrão, enriquecendo a mistura.
Preparo.
250g de polvilho doce
250ml suco de beterraba pra cobrir o polvilhotigela de vidro
Rende sete tapiocas.
Para recheio:
Óleo de coco a gosto
1colher de sobremesa de amaranto em flocos
1colher de semente de chia.(Opção de pré-treino)
1colher de sobremesa óleo de coco
1colher de sobremesa semente de chia1 colher de sobremesa Amaranto flocos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário