Dez atitudes simples que faz. Toda diferença para não Engordar.

O ano novo sempre nos induz a colocar em prática uma meta a ser alcançada(promessa) e que tal começar o primeiro dia de janeiro investindo em qualidade de vida e dando mais atenção à saúde, porque quem vive dizendo que não tem tempo pra se cuidar, fazer exercícios, ter uma alimentação mais saudável, vai ser forçado em um futuro breve a arranjar tempo pra cuidar da doença e com todos os inconvenientes e agravantes provocados pelas sequelas dela, viver em cima de uma cama, dependente dos remédios e de favores de parente e conhecidos, e também com uma má qualidade de vida. Ninguém merece isso, não é mesmo?

É muito difícil conversar com uma mulher sem ter que falar em saúde, dieta, emagrecer, ficar bonita, linda e perfumada, e muito mais raro encontrar com uma mulher que não queira diminuir alguns centímetros de cintura, não é mesmo? Pois bem, pensando nisso resolvi reunir algumas dicas simples e fáceis pra qualquer mulher ou até mesmo para homens seguir e ter uma vida com mais qualidade, acrescentando mais anos a sua vida e mais vida aos seus anos, sem ter que passar fome, seguindo dietas radicais que só prejudica o corpo gerando radicais livres, oxidação celular e efeito sanfona (emagrece – engorda).
Importante, é estabeleça um meta realista.

Pense! você levou anos e anos para ganhar peso, portanto, não queira perder tudo isso em um mês, isso é irreal, perder peso é uma conquista lenta e gradual  onde o organismo vai precisar se reestruturar e começar a trabalhar de outra forma.  Precisa de adaptação metabólica para mudar a forma de processar os nutrientes. Nunca use remédios inibidores do apetite e nem diuréticos com essa finalidade, porque no lugar de encontrar uma solução estarás adquirindo sérios transtornos de saúde, tais como, depressão, insônia, ansiedade etc. Procure a orientação de um nutricionista. 

Virada de Ano Novo pode prejudicar o seu Coração

 

As festas de fim de ano se aproximam com um convite para as comemorações de confraternizações, onde os nossos olhos devoram tudo de bom e gostoso que há sobre as mesas, e como sempre, o acompanhamento são as bebidas alcoólicas, que nessas ocasiões algumas pessoas passam da medida certa. E segundo um novo artigo publicado em junho desse ano de 2013, o álcool é uma das principais causas nas doenças do coração porque ele induz a uma apoptose (morte celular programada) diminuindo sensivelmente a capacidade de contratilidade cardíaca do coração em pessoas com consumo frequente(só bebe nos fins de semana).
A experiência foi realizada em ratos de laboratórios e se aplica aos seres humanos onde as células cardíacas(cardiomiócitos) tem a capacitada aumentada na presença do álcool para absorver mais gorduras, reduzindo a sua resistência aeróbica. 

Com a diminuição da capacidade de contração ventricular  há uma exaustão das estruturas intracelulares do sistema de miofilamentos, gerando acentuado desequilíbrio intracelular de cálcio no interior das células do miocárdio(músculo do coração), induzindo a um aumento das arritmias cardíacas, insuficiência coronarianas e acréscimo substancial da pressão arterial. Podendo se torna ainda mais grave quando associadas ao consumo elevado de carnes gordas, e excesso de sódio e gorduras, que é bastante comum nos pernis, lombo, tender, costelas assadas e podem ser pioradas com a adição das sobremesas com muita glicose, frutose e o excesso de carboidratos refinados nas preparações festivas. 

Então meus caros muita moderação e parcimônia nesses momentos, pois se você tem história de colesterol elevado, hipertensão, diabetes e for sedentário( não praticar exercícios físicos) é fator de risco muito elevado, e lembrem-se a associação desses pratos gostosos e álcool, podem lhe matar ou desencadear uma cardiopatia lentamente.
Referência:
J Cardiol Mol celular. 2013 Jun; 59:30-40. doi: 10.1016/j.yjmcc.2013.02.005. Epub 2013 Fev 16
Chronic ethanol consumption increases cardiomyocyte fatty acid uptake and decreases ventricular contractile function in
Consumo crônico de etanol aumenta a absorção de ácidos graxos de cardiomiócitos e diminui a função contrátil ventricular em camundongos.



Manteiga clarificada ou Ghee. Tudo de Bom.



Não troque a manteiga pela margarina, se você faz isso, está cometendo um grande equívoco. Manteiga clarificada ou Ghee, como é conhecida pelos indianos é usada na medicina ayurvédica há milênios, eles recomendam usar na dieta e para recuperar à saúde. É indicada para o preparo de alimentos, assim como o óleo de coco, por ser mais resistente, ou seja, tem o “ponto de fumaça” mais alto (é mais resistente ao fogo), e não deve ser reaproveitada, assim como qualquer outro tipo de óleo. Por ser uma gordura é muito calórica e deve ser usada com cautela. Bastante parecida com a manteiga de garrafa nordestina; diferente porque ela não contem resíduos químicos do processo de fabricação, não é refinada, isenta de água, corantes, impurezas e livre de lactose, gordura hidrogenada, gorduras trans. Tem vida útil de quatro meses fora da geladeira, apresenta uma consistência semi líquida e uma cor levemente dourada. A base para a manteiga( ghee) é a partir da manteiga comum sem sal que pode ser comprada em qualquer mercado.A grande diferença está na finalização, porque enquanto a manteiga tradicional é composta principalmente de creme de leite, impurezas, leite e água, a Ghee tem apenas lipídios(gordura).
Ação:
Tem ação revigorante no fígado, pulmão, rins e cérebro, o sistema imunológico, neurológico e combate a infertilidade.
É anti-inflamatória natural nas complicações do trato gastrointestinal.
Propriedades.
Contem, ácido linoleico conjugado (CLA) e ácidos graxos livres de cadeia curta (SCFAs). São compostos que têm muitas ações benéficas, anti-cancerígena, anti-diabética, anticolesterolémicas e atividades antimicrobianas na nossa saúde,. vitamina A, vit.K2, CoQ10,e minerais Ca, Mag, K.  Aprenda a fazer!...

Dez Alimentos que Vão Turbinar sua Próstata.



A glândula não passa do tamanho de uma noz, mais ou menos 20 gramas, é a grande assombração da vida do homem, localiza-se abaixo da bexiga e anterior ao reto, sua função mais importante é no momento da reprodução. Os espermatozoides saem dos testículos, passam pelas vesículas seminais onde recebem um banho de frutose, vitamina C e prostaglandina e chegam à próstata onde libera enzima, ácido cítrico e zinco à mistura, que se transforma no seu esperma.

com o avanço da idade a partir dos 40 anos a próstata passa a ficar meio sem função e poderá a apresentar problemas, os mais comuns são a prostatite e a hiperplasia benigna: a primeira é uma inflamação (às vezes causada por bactérias), facilmente tratável; a segunda, um aumento anormal da glândula, que, apesar de benigno, comprime a uretra e provoca dificuldades de micção e sobrecargas na bexiga, forçando o homem a urinar varias vezes durante a noite, por último o câncer, o mais grave.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o segundo tumor mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. A partir dos 50 anos, o risco de aparecer o câncer aumenta consideravelmente e, a partir dos 80 anos, mais da metade dos homens poderá apresentar a doença.

O envelhecimento, história familiar e a raça são fatores determinantes para o aparecimento do câncer. A raça negra tem maior prevalência no surgimento de tumores.
Preconceito x Sobrevivência
O teste de PSA isolado não é suficiente para o diagnóstico preciso de um câncer – a hiperplasia também altera a contagem do PSA. Em 20% dos casos é possível detectar o mal por meio dessa forma isoladamente. Por isso é necessário o toque retal, para sentir a textura da glândula, ela deve está macia ao toque e se estiver endurecida, já será necessário a biopsia.(sensibilidade da ponta do dedo do médico é mais importante do que qualquer teste de laboratório) A dosagem do PSA e as avaliações periódicas, com exame de toque, contribuem para o diagnóstico em fase precoce. Mas muitos pacientes relutam em realizar tais exames, embora eles não afetem a função sexual ou a virilidade.

O valor normal para o PSA seria, para um homem sadio, um índice de até 4 ng/ml. Mas o câncer pode aparecer mesmo quando este valor está abaixo disso. Um estudo realizado nos EUA como parte do Ensaio Sobre a Prevenção do Câncer de Próstata acompanhou 2 950 homens durante sete anos; em nenhum deles o nível de PSA passou de 4 ng/ml, porém, 15% desenvolveram câncer. Outra estudo, da Escola de Medicina Johns Hopkins (EUA), concluiu que a velocidade com que os níveis de PSA eventualmente crescem pode ser um marcador mais confiável do que o próprio crescimento. Eis o motivo da importância de visitas frequente ao seu médico.
Saiba se você está no maior grupo de risco da doença...

Dicas para não exceder na alimentação de Réveillon de final de Ano.



As festas de fim de ano estão se aproximando e todos nós somos tentados a cometer excessos nessa época de confraternização. Com tantas preparações deliciosas, como resistir? Mas cuidado, pois esses alimentos são extremamente calóricos e ricos em gorduras. São doces, sobremesas e bebidas calóricas. 

Depois dos excessos, como sempre, no dia seguinte surge o sentimento de culpa, e sabemos que, os efeitos da gula podem ser sentidos na saúde e, em alguns casos, em quilinhos a mais. Para acelerar todo esse processo de recuperação, e dar uma mãozinha para o fígado para que ele possa ser otimizado e facilitar uma boa eliminação de impurezas e toxinas, uma boa dica é seguir os conselhos abaixo citados...

Absurdo! O Brasil desperdiça 39 mil toneladas de alimentos por dia.


26,3 milhões de toneladas de alimentos todo ano tem o lixo como destino certo(Embrapa, 2006). Diariamente, é jogado fora o equivalente a 39 mil toneladas de alimentos, quantidade esta suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar,(VELLOSO, Rodrigo. Comida é o que não falta. Superinteressante. São Paulo: Ed. Abril, nº 174, março/2002).

O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos (Akatu, 2003), produzindo 25,7% a mais do que necessita para alimentar a sua população (FAO).
De toda esta riqueza, grande parte é desperdiçada.(Embrapa, 2006).
A falta de conhecimento da população sobre as propriedades nutricionais dos alimentos é um dos fatores que levam ao desperdício. Além da conscientização sobre o desperdício dos alimentos, a população também precisa conhecer os alimentos que farão bem ou mal para a saúde.
A educação nutricional começa em casa. Partes de alimentos e sobras podem ser reaproveitadas, tornando-se receitas novas e deliciosas.

O Sal não é o culpado pela Pressão Alta, saiba por que!



O sal marinho integral orgânico (flor de sal do Himalaia ou sal rosa) possui 84 elementos minerais essenciais a nossa saúde e não causa hipertensão porque os minerais contido nele Deus já os colocou em  harmonia e equilíbrio entre si, diferentemente do outro sal que após o beneficiamento só resta o sódio e cloreto. Há muito tempo vocês escutam falar que o sal de cozinha é  perigoso para a saúde, sendo responsável por provocar hipertensão problemas renais e cardiovasculares levando a óbito milhares de pessoas em todo mundo, isso é verdade. Eu vou falar da diferença entre o sal marinho integral orgânico e do sal marinho refinado que encontramos em qualquer mercado. Então vamos lá. Hoje quando se fala em alimentação todo cuidado é pouco, pois tudo que é colocado a venda para o consumidor vai ter algum ingrediente que irá contribuir para o nosso adoecimento no futuro.

O nosso sal de cada dia não é sal, de sal ele tem apenas o sabor, quando ele sai da salina e chega no setor de beneficiamento da indústria ele dá o primeiro passo para deixar de ser sal e se transformar em apenas duas moléculas, uma de cloro e outra de sódio e alguns traços de minerais. Ele vai ser lavado sob a alta temperatura, e perder grande parte dos micro e macro elementos que são importantes na cristalização de enzimas e coenzimas, e perde ainda oligoelementos como, bromo, zinco, cobre, molibdênio,etc., além de cálcio natural,magnésio, enxofre, microalgas que fixam o iodo natural, e logo após passa por  uma câmara de vácuo para secagem e perde mais nutriente  nesse processo. 

E para ele ficar com aparência que hoje conhecemos, é adicionado óxido de cálcio, que nada mais é do que cal virgem que serve para ele não grudar no interior do saleiro e não formar pelotas, esse cal é muito prejudicial porque está relacionado com o surgimento de pedras nos rins e vesícula biliar, não se espante, pois ainda tem mais veneno no sal, é acrescentado o ferrocianeto e prussiato amarelo de sódio, fosfato tricálcico de alumínio, silicatos de alumínio, hidróxido de alumínio, iodato de potássio e agentes antiumectantes, dextrose como estabilizante na adição do iodo para não oxidar e não deixar ele mudar de cor(ficar roxo) e ai entra mais um aditivo o carbonato de sódio para ele ficar branquinho já é sabido que essa substância provoca danos nos rins e cálculos biliares( em ratos de laboratórios), e o  de iodeto de potássio, que é um produto muito usado em xaropes contra a tosse e seu uso prolongado deixar a glândula tireoide cada vez mais enfraquecida e desequilibrada, contribuindo muito com o aumento do numero de mulheres com hipotiróide e hipertiróide, obesidade, dificuldade para perder peso e outros distúrbios,.

Finalmente temos o sal de mesa branquinho sem umidade, soltinho, sem pelotas e sem os minerais magnésio e cálcio que impede a formação de cálculos, arteriosclerose, osteoporose. O magnésio promove a atividade das vitaminas e estimula numerosas funções metabólicas e enzimas como a fosfatase alcalina.O sal, é de extrema importância para a manutenção do equilíbrio ácido base, metabolismo intracelular e pro sistema imunológico.

Benefícios e valor nutricional da Biomassa da Banana Verde


Ela melhora a imunidade reduzindo quadros alérgicos. É importante para quem gostaria de reduzir uns quilinhos a mais, porque promove mais saciedade e faz emagrecer para isso com duas colheres de sopa ao dia, em 15 dias já se percebe uma mudança. O seu uso regular previne o aparecimento de doenças do coração e controle do colesterol, como também é uma alternativa para pessoas que sofrem de doença celíaca(não pode se alimentar do glúten).
É um alimento funcional porque tem  ação  sobre processos fisiológicos e bioquímicos no organismo, promovendo uma melhoria da saúde e diminuindo o risco de aparecimento de várias doenças metabólicas. Possui compostos chamados, inulina e amido resistente, são fibras solúveis fermentáveis que fornecem substratos as bactérias benéficas do intestino, e por isso é considerado um alimento prebiótico. Elas são resistentes a ação das enzimas digestivas e não participa do processo digestório, chegando intactas ao intestino grosso onde servirão de alimento para as bactérias benéficas que irão produzir ácidos graxos de cadeia curta, tem ação importante na prevenção do câncer do trato gastrointestinal e nas úlceras, protegendo a mucosa e aumentando a sua resistência na restauração dos tecidos lesados. Possui efeito positivo nas diarreias através da absorção colônica de água diminuindo a perda de líquidos e proporciona um melhor controle da glicemia e insulinemia, devido sua ação no retardamento da absorção de diversos tipos de carboidratos(glicose), sendo útil aos portadores de diabetes mellitus. A  biomassa da banana verde é obtida a partir de qualquer tipo de banana verde, seja ela banana prata, banana maçã, nanica ou qualquer outra. Para se ter a biomassa deve-se  cozinhar as bananas e ainda quente triturá-las no liquidificador ou processador de alimentos, tem-se uma massa cremosa, consistente sem cheiro e sabor . O ideal é adquirir de fornecedor que garanta a procedência (orgânica) ou em mercados (não usar a casca). A farinha da banana é originada da biomassa desidratada elas tem as mesma propriedades, porém tem um leve sabor característico. 

Você usa Suplemento de Colágeno? Saiba mais sobre ele.



Foi criado em São Paulo o primeiro banco para guardar as células(fibroblastos) que fabricam o colágeno, a proteína que dá firmeza à pele. É extraído pequenos fragmentos da pele que serão armazenados em recipientes com nitrogênio líquido, onde são mantidas a 196 graus negativos quando for preciso, é só resgatar e usar para ajudar a apagar rugas e sulcos faciais. 

O colágeno ainda continua sendo a promessa de uma pele mais saudável e viçosa. Muito usado pela indústria de cosméticos em cremes, cápsulas e suplementos por pessoas que buscam melhorar a aparência. O colágeno é importante para a formação de ossos cartilagens elasticidade e sustentação da pele. Ele é uma proteína formada por três cadeias estruturais que forma um conjunto de uma tripla hélice, composta pelos aminoacidos glicina, alanina, prolina e hidroxiprolina e requer a presença da vitamina C  para a hidrólise, não é à toa que a feijoada é rica em miúdos de porco, orelhas, joelhos, rabos, couro e etc., todos rico em colágeno e no final é acompanhado com laranja(vitamina c).(sabedoria popular). Ele representa cerca de 30% de toda proteína produzida pelo nosso corpo, a partir dos 30 anos começa a entrar em declínio com aproximadamente  de perda anual. É extraído do tutano do osso, cartilagem e couro de bovinos. 

O colágeno e a elastina são substâncias que fazem parte da matriz extracelular e são produzidos pelos fibroblastos que são células que compõem o tecido conjuntivo e sintetizam também colágeno tipo I e III que são chamadas de moléculas precursoras conhecidas como procolágeno(MORISCOT et al., 2004).
No comércio é encontrado na forma hidrolisada(peptídeos de colágeno: fragmentos de proteínas), é melhor absorvido, sendo muito indicado por dermatologistas. Mas, meus amigos hoje convivemos com a política do adoecimento e do consumismos propagado pelas grandes marcas com objetivo de aumentar os seus lucros através da mídia. Sendo assim, meu papel como profissional da saúde é esclarecer e informá-los para que não sejam enganados por propaganda enganosa.

Assista o vídeo. Você limpa ou você lava ?


Recebi recentemente um vídeo de um amigo, que fala como se deve fazer a higiene correta do fiofó ou anus. Apresentado pelo médico homeopata e palestrante motivacional, conhecido como Dr. Jajáh, de Dourados/MS. Ele dá dicas de higiene! Não deixem de assistir o vídeo tem apenas 3 minutos e é bastante esclarecedor e engraçado. Click no vídeo abaixo pra ver.




QSYMIA. Nova promessa de Emagrecimento.


Novo medicamento para controlar a obesidade foi divulgado no (CBEM) Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, ocorrido em julho de 2012 na cidade de Goiânia-GO, com a promessa de emagrecimento, esse medicamento é indicado para as pessoas que estão com o IMC (índice de massa corporal) acima de 30 e para aquelas pessoas que estão com sobrepeso e possuem doenças crônicas como o colesterol alto, o diabetes e a hipertensão. 

A droga é uma associação de dois fármacos fentermina e topiramato, que atua no controle do apetite e não na doença em si, agindo principalmente no sistema nervoso central inibindo a compulsão pela comida. Lá nos Estados Unidos tem nome comercial de QSYMIA, estudos realizados usando o placebo e as duas substâncias já citadas, concluíram, que elas prometem reduzir 10,9% de perda de peso corporal, contra quem usou o placebo que teve uma redução de apenas 1,6% mas como todos os outros medicamentos, esse não foge à regra em apresentar efeitos colaterais, os quais são boca seca, constipação, insônia, parestesias (má circulação sanguínea, formigamento na pele frio ou calor numa determinada região do corpo) a droga já recebeu o aval da FDA ( órgão regulador de remédios dos Estados Unidos) e deve começar a ser vendido esse ano. 

Em contrapartida na Europa, a Agência reguladora de saúde não aprovou o livre comércio, alegando a necessidade de mais estudos conclusivos para poder liberar a venda, porque essas substâncias podem apresentar risco cardiovascular e complicações neurológicas. Aqui no Brasil, talvez demore a ser vendido porque a substancia fentermina é de uso proibido pela ANVISA.

É sempre bem-vindo a chegada de novos medicamentos que auxiliem o controle da obesidade, pois ela já é mundialmente considerada uma epidemia que se instala no mundo globalizado de hoje, no entanto, todo cuidado é pouco, a obesidade é uma doença crônica, e não existe remédio milagroso, só pra citar o exemplo da sibutramina, que há tempos era uma febre e atualmente é proibida. A medicação entra como um coadjuvante, pois seu controle só é possível com a mudança do estilo de vida, hábitos saudáveis, e uma reeducação alimentar, com inclusão de prática de atividade física, que precisa fazer parte da nossa vida com regularidade.

http://www.endocrino.org.br/cbem-2012-novos-medicamentos-para-obesidade-quando-virao

Não deixe que alguns alimentos atrapalhe a sua dieta



Quem está de dieta sabe que não é nada fácil colocar em prática sua nova rotina alimentar, vai depender de muita força de vontade, que logo o resultado aparece, deve ser persistente, dedicada e ter disciplina. Acontece que no meio do caminho tem uma pedra e  devemos ter jogo de cintura pra saber que o melhor é desviar do que tentar removê-la do caminho, senão a sua dieta não tem sucesso e por outro  lado não saberemos identificar o por que de não conseguir atingir o resultado esperado. 

A alimentação saudável quase sempre pode nos enganar com algumas pegadinhas, pois eu aconselho sempre ficar de olho nos rótulos de informações nutricionais. Por exemplo, a barrinha de cereal que a principio parece ser saudável, poderá enganar aquela pessoa menos atenta, então, vejam só, nem sempre o principal ingrediente é o cereal, fonte de fibras, mas é só continuar lendo que veremos na maioria das barrinhas que o primeiro componente dela normalmente é xarope de glicose e/ ou xarope de milho que nada mais é do a perigosa frutose. Então lá vai! Existe alguns alimentos que não são adequados para quem faz educação alimentar, eles atrapalham você a atingir o seu objetivo gerando uma frustração e logo desistindo de alcançar  a meta.
Querem saber quem são eles?

Aprenda a identificar verduras com agrotóxicos.


Os agrotóxicos fazem parte da nossa alimentação diária. O Brasil é o país que utiliza essas substâncias, principalmente em níveis acima dos considerados seguros, quase um terço dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros apresentam resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).  Segundo a coordenadora do ambulatório de Toxicologia da UFRJ. Heloísa Pacheco, eles são responsáveis por vários problemas de saúde. “Principalmente doenças, neurológicas, endócrinas, imunológicas e hoje a questão do aparelho reprodutor, como infertilidade, diminuição do número de espermatozoides e a questão do câncer”.

A ANVISA tem um programa que se chama (PARA)Programa de análise de Resíduos de Agrotóxicos em alimentos, ele foi criado em 2001 com o objetivo de garantir que a quantidade de agrotóxicos usada na pulverização de alimentos esteja de acordo com o Limite Máximo de Resíduo (LMR). Os pesticidas foram desenvolvidos para não causar danos à saúde do consumidor. O melhor seria que não existisse agrotóxicos, mas isso é impossível nos dias de hoje, o maior problema está em quem faz a aplicação do produto, que é uma pessoa não qualificada para o serviço por ser analfabeto e não saber fazer a mistura adequadamente dentro do limite estabelecido pelo fabricante, não obedece o intervalo de tempo entre as aplicações e não tem o habito de anotar a frequência em planilhas de controle, fazendo aplicação desnecessárias e em doses acima da recomendada, as vezes usa agrotóxicos contrabandeados do Paraguai que são proibidos pela (Anvisa). 

A lavagem dos alimentos com água sanitária, vinagre, não remove os pesticidas, apenas mata os agentes microbiológicos presentes no alimento (essa higienização deve ser na proporção de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água durante 20 minutos). Existe dois tipos de agrotóxicos, os de contatos que são aplicados sobre a planta e se fixa nas folhagens, para esse tipo uma boa lavagem com água e sabão retira boa parte dos resíduos, porém, existe o agrotóxico sistêmico, que ao ser aplicado na planta irá penetrar e percorrer através da seiva da plantinha e não pode ser removido, pois passa a fazer parte da sua estrutura. O último relatório publicado pela Anvisa foi em dezembro de 2011. Até o presente momento não há previsão de um novo relatório. Agora mostro a vocês os 18 alimentos que mais receberam aplicação de agrotóxicos. O pimentão, o morango e o pepino lideram o ranking dos alimentos com o maior número de amostras contaminadas por agrotóxico, durante o ano de 2010. Como identificar?

Alimentos que podem transmitir a "Doença do Gato"


Existe alimentos que devido a sua natureza protéica e forma de preparo há mais facilidade de serem contaminados pelo Toxoplasma gondii, como também por salmonela e coliformes fecais. Este protozoário pode estar presente em aves e mamíferos, como galinhas, pombos, porcos, cabras, cães e gatos, os quais são hospedeiro como o homem também. A contaminação ocorre quando as fezes desses animais contaminam o meio ambiente, e o homem quando consome carne crua ou mal passada, verduras mal lavadas e bebe água contaminada. Para não correr o risco de contrair essa doença, listo abaixo alguns alimentos com risco em potencial de contaminação e que devemos conhece-los para sabermos como nos prevenir.

1º Passo.  Ficar atento quando for comer salada verde e alimentos semi processados e frescos fora de casa, a não ser, que conheça bem o restaurante e possa confiar na procedência. Eu aconselho, se comer eventualmente fora de casa o mais seguro é evitá-los, são eles:

Saibam! Quanto mal faz os refrigerantes.


Há pessoas que não acreditam quanto prejuízo os refrigerantes podem provocar no nosso corpo, posso começar a dizer que eles começam acidificando o organismo e a partir daí abrem as portas para as doenças oportunistas. 
O refrigerante é um produto que contribui para o desequilíbrio bioquímico do corpo devido ao seu pH ácido, que é 2,5 enquanto o pH do sangue é de 7,35 a 7,45. O pH significa potencial Hidrogeniônico, que obedece a uma escala matemática logarítmica, onde o ph 2,5 para o ph 3,5 aumenta-se 10X; 3,5 para 4,5 –> 100X; 4,5 para 5,5->1000X; 5,5 para 6,5->10.000X e 6,5 para 7,5-> 100.000X, conclui-se que ao bebermos um copo de refrigerante precisamos beber 32 copos de água pura para poder voltar ao ph de 7,5, imaginem vocês, uma pessoa que bebe refrigerante todos os dias, a luta que o corpo dessa pessoa trava para equilibrar o ph novamente, bem, sobre o pH posso falar sobre ele outra postagem.

Outro ponto negativo é o alto teor de frutose que é usado para adoçar HFCS (High Frutose Corn Syrup): que é denominado xarope de milho, tem baixo custo adoça duas vez mais que o açúcar de mesa, e pasmem, vicia é ele quem dá aquela vontade de " mais um pouquinho só ". Segundo, (Johnson et al, 2010) o consumo regular desse tipo de açúcar altera os níveis da pressão arterial, que é um dos itens da síndrome metabólica, por aumentar a concentração de ácido úrico que altera e reduz o teor de óxido nítrico na luz endotelial das artérias e está relacionado a hipertensão, aumento dos níveis dos triglicérides, HDL-C e LDL-C, Homar-IR e IMC elevado em crianças.

Estamos comendo insetos sem saber.



Com o avanço das modernas técnicas de preparo de alimentos, através da engenharia de alimentos as indústrias estão cada vez mais preocupadas os lucros do que com a nossa saúde. Realmente estamos comendo insetos todos os dias sem nem se quer desconfiar, porque o brasileiro não tem hábito de ler rótulos e nem muito menos se interessa em saber o que é " vermelho 3 ou colorizante E120" e o que vem escritos nas embalagens de biscoitos e guloseima. 

A indústria é esperta, e começar a nomear os insetos e as porcarias através de códigos para não chamar a atenção do consumidor e perder vendas de produtos. Para aqueles que tem curiosidade de ler as informações nutricionais já deve ter lido pelo ao menos uma vez o nome "vermelho cochonilha". Mas o que é essa tal Cochonilha?

A nova pirâmide alimentar brasileira.

 

No 5º Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada realizado no Centro Fecomércio de Eventos em São Paulo – SP. Que aconteceu nos dias 19 e 22 de junho 2013, foi apresentado o novo modelo de pirâmide alimentar brasileira em substituição da atual. A Pesquisa de Orçamento Familiar do (IBGE), mostrou que existe uma “epidemia” de excesso de peso no Brasil. Entre 2006 e 2010, o número de homens com (IMC) índice massa corporal acima do recomendado passou de 18,5% para 50,1%. Já entre as mulheres, no mesmo período a proporção passou de 28,7% para 48%. A novidade está na inclusão de alimentos regionais como por exemplo o caju, a graviola, e as castanhas do Brasil e o estimulo a necessidade da pratica de exercícios físicos de no mínimo trinta minutos diários, e a diminuição da recomendação de calorias diárias: a atual preconizava o consumo de 2500 calorias/dia. A nova pirâmide recomenda uma ingestão de 2000 calorias/dia, o fracionamento das refeições em seis refeições diárias divididas de três em três horas. Faltou frisar a importância da recomendação diária de água.

Comer de 3/3 horas o seu corpo agradece!

Para quem quer manter o peso ter boa saúde e emagrecer, deve ter a preocupação com os horários e não exceder em mais de três horas sem se alimentar. O nosso cérebro vive de rotina e essa rotina de se alimentar a cada três horas não vai deixar você ganhar gordurinhas extras, quando a pessoa fica muito tempo sem se alimentar o cérebro interpreta que ela  está em risco iminente de passar fome e como precaução ele diminui o metabolismo corporal, ou seja, começa a economizar e a estocar energia em forma de gordura para uso futuro, pois não sabe quando irá se alimentar novamente, então é importante para o cérebro saber que vai comer a cada três horas e assim estabelecer uma rotina de alimentação.

Ao fragmentar a refeição evita-se consumir aqueles pratos exagerados em que comemos com os olhos, e não com o que realmente precisamos para aplacar a nossa fome, dessa forma vamos evitar aquela moleza após as refeições, exigindo um grande fluxo de energia de outras áreas do corpo para o processo digestório, e grande concentração de energia no estômago, causando sonolência. Também contribuirá para a perda de peso de forma saudável, perdendo gordura corporal sem perder massa magra.

O recomendado é fazer entre cinco a seis refeições ao longo de todo dia, mantendo as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) nos intervalos fazer pequenos lanches, preferencialmente compostos por frutas, castanhas sucos naturais e pães integrais e bastante líquidos. Para melhora a absorção dos nutrientes é bom fazer uma mastigação mais lenta, distante da TV, em ambiente tranquilo, não ingerir líquidos durante a refeição, trocar os doces da sobremesa por frutas, as melhores são abacaxi e mamão, pois são ricas em enzimas digestivas e assim, mantem-se à saciedade sobre controle até a próxima refeição com a manutenção da glicose sem haver picos de insulina no sangue e evita-se no futuro adquiri resistência à insulina e problemas de ordem metabólica.

.

Educação Alimentar começa desde Cedo.


Está é minha filha  Giovanna de três aninhos, e desde que iniciou a introdução de alimentos sólidos estou oferecendo uma alimentação mais natural, sem corantes, aditivos, sem leite de vaca e derivados. O diálogo e a informação é uma arma poderosa que pode ser usada pelos pais para incentivar as crianças a reconhecer e saber diferenciar o que é um alimento saudável. “ É desde pequeno que se torce o pepino ” diz o ditado popular, ou seja é nessa idade que as primeiras informações ficam mais sólidas nas cabecinhas das crianças. Hoje a Giovanna sabe escolher na escolinha quando a “Tia” oferece pirulito e pipoca qual é  o mais saudável!  A pipoca.

Estou mostrando nas fotos como podemos ser criativos com a alimentação, no dia a dia dos seus filhos e oferecer um lanche de café da manhã como este, um cuscuz fácil é rápido de ser feito, nutritivo com bastante carotenóides, antioxidante  que previne o câncer, vitamina A protege a visão, cálcio, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, etc. Esta minha receita é adaptada do cuscuz nordestino é mais protéica, com todos os 20 aminoácidos que elas precisam os essenciais: são os que corpo não produz (é preciso ser obtido de alimentos) e os  não essenciais o próprio corpo já sintetiza. Pra ver a receita cadastre seu e-mail.

DSC05419
DSC05414

Pais que oferecem doces aos filhos! Perdoai! Senhor eles não sabem o mal que fazem.


Como nutricionista não consigo entender porque a maioria dos pais procuram agradar, recompensar, gratificar, atenuar suas faltas, culpas oferecendo doces aos seus filhos, inclusive mantem um estoque de guloseimas em casa, e o pior muitas vezes ao alcance dos pequeninos. Tenho uma filha de três aninhos matriculada em escola particular e estou sempre questionado com a direção para mudar e parar de oferecer guloseimas, doces, balinhas, aos pequeninos, e pasmem, boa parte dessas escolas particulares tem nutricionista. 

Trata-se a meu ver de uma questão cultural que precisa ser mudada o mais breve possível e a escola tem por dever e obrigação começar a formar uma nova mentalidade nutricional, pois as crianças tem o poder de transformar tudo, cobrar e mudar a forma de agir dos familiares. As crianças não possuem essa necessidade inata por doces, elas são induzidas a gostar de tudo que é doce. Os pais não tem noção do mal que estão fazendo para a saúde dos seus filhos, porque os doces viciam como uma droga devastadora que vai contribuir na idade adulta com o surgimento da obesidade, diabetes, e outras comordidades metabólicas associadas, que poderão vir a surgir. 

A criança ao nascer tem o sangue alcalino os adultos tem o sangue acidificado e quanto mais velhos mais ácidos ficam, pra vocês terem uma ideia o pH (potencial Hidrogeniônico) do sangue varia entre 7.35 – 7.45.  O pH obedece uma escala logarítmica, que vai de 0 a 14 onde o 7 é valor neutro e o zero(0) muito ácido e 14 muito alcalino, algo é considerado pH ácido quando se encontra entre 0 e 7, e pH alcalino quando está entre 7 e 14. Por exemplo: Saliva: 6,5 - 7,4 - Vinagre: 2,9 – Refrigerantes: 2,5, então tirem suas conclusões, e imagine quem bebe refrigerantes todos os dias. O pH ácido no sangue é meio ideal ao aparecimento de doenças, oportunistas e aparecimento de bactérias, fungos e vírus.

O câncer se instala em organismos ácidos, aferições da saliva de pessoas com câncer estão ente 4,5 e 5,6.  Imagine, o nosso corpo como se fosse um aquário as nossas células os peixes, se estamos ácidos vamos adoecer, se a água do aquário não tiver tratada irá acidificar e os peixes irão morrer. À agua do mar tem pH 8. Em breve vou aprofundar neste tema. 
Dica: o limão. Suco de meio ½ limão pequeno em ½ copo de água (sem açúcar) em jejum e após almoço. O limão a pesar de ser conhecido como sabor ácido ao chegar ao estomago altera o pH local e se torna alcalino. O ácido cítrico se transforma em citrato de sódio, juntamente com o cálcio, zinco, ferro, magnésio, sódio, potássio, manganês, formando citrato de sódio, bicarbonato, carbamatos, etc. Essa frutinha pode mudar sua vida e diminuir a viscosidade do sangue.

Artocarpus communiso(Fruta Pão), usada como preventivo contra câncer de pele.


Artocarpus communis, é uma planta originária da polinésia(oceano pacífico), e muito conhecida pelos nordestinos como fruta-pão. A sua polpa é rica em carboidratos, água, vit. B1, B2, C, cálcio, fósforo, ferro e tem baixo teor de gorduras.
Segundo o artigo publicado em 25 de agosto 2013 na revista Molecular Nutrition & Food Research(Nutrição molecular e pesquisa alimentar), essa planta é rica em flavonóides( pigmentos vegetais de cores azul, azul avermelhado e violeta) que são compostos bioativos do grupo de polifenóis tem propriedades antioxidante, anti-inflamatório, são limpadores de radicais livres e  quelador de íons metálicos, que protege os tecidos contra radicais livres de oxigênio e peroxidação de lipídeos.
Encontrado em grandes quantidades em alguns alimentos como as frutas cítricas, legumes, verduras e também no café e no chá. 

A pesquisa foi feita em ratos com uso do fruto e das folhas, demonstrando efeito anti-inflamatório no tumor de pele, tendo diminuída a intensidade da infiltração de leucócitos na pele dorsal dos ratos e edema cutâneo o que a principio pareceu ser mediada pela inibição de genes pró-inflamatórios(mediadores pro-inflamatórios(TNF-α, IL-1β, e prostaglandina). 
O uso tópico diminuiu o volume e malignidade do tumor, o que pode estar diretamente relacionada com a supressão do fator nuclear kappa B ativador de redes de sinalização de proteínas. Os resultados demonstraram que o extrato da fruta é ricos em flavonóides que pode exercer a atividade anti-inflamatória potente através da modulação da COX-2 em tecidos da pele e tumor.

O uso popular.- Raiz:  antidiarréica, cozida é usada contra reumatismo, beribéri.  - Flores novas (frescas): são emolientes e base de conserva acídula e comestível; - Polpa do fruto: reduzida a pasta quente é supurativo para tumores e furúnculos; - Sementes: são tônico para estômago e rins; – Látex(leite): usado como cicatrizante de feridas. Adptado de: www.arara.fr/BBFRUTAPAO.

Páginas em Destaque

A dieta alcalina na prevenção e tratamento da osteoporose.

  ‍ Fonte: FreeImages‍ A osteoporose é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres na pós-menopausa. É caracterizada pela ...